sexta-feira, 14 de junho de 2013

A despedida de uma princesa

Conheci a Renata Maués, produtora cultural do Camarim das Artes, na última reunião na Praça Leony Mesquita. Ela foi dar o seu apoio ao projeto e conversamos muito rapidamente. É interessante perceber que estamos rodeados de vizinhos do bem, falta apenas fazermos a conexão.
Hoje li um texto bonito de despedida que ela publicou em seu mural e pedi a sua autorização para publicar, no que fui prontamente atendida.
Obrigada Renata, tenho certeza que esse texto vai tocar muitos corações.

"No dia 21/04/2009 recebi um presente de amor, vestida de amarelo em pêlo, na forma de uma cadela, mas não era uma cadela qualquer, era uma Pit Bull. Abandonada no portão da minha vila, num dia de chuva forte, magra, cheia de carrapatos, sofrida... Nunca resisti tanto a uma entrada de alegria em minha vida. Não queria, não esperava, não estava pronta. Relutei em receber esse presente que a vida insistia em me ofertar e eu, ignorante demais, não compreendia. Abriguei-a primeiro oferecendo um lar temporário, pensando em conseguir um dono amável, que se dispusesse a criar um animal dessa raça sem preconceito (já que eu tinha na ocasião uma Labrador e 4 gatas, além da filha com 3 anos àquela altura). Esse dono amável não se apresentou. O tempo passou e 5 meses após já estávamos todos caídos de quatro patas arriadas no chão por essa peluda dócil, tranquila, de temperamento estável e de uma postura altiva a tal ponto que recebeu de minha filha um nome de princesa de desenho animado, a Princesa Tubarina. Nesta quarta-feira, 12/06/2013, ela partiu para o céu dos bichos, onde deve ter ido encontrar todos os nossos queridos amigos peludos que já alegraram tanto nossas vidas com suas efêmeras passagens. Quanto ensinamento, quanto aprendizado essa peluda nos trouxe, começando pela quebra de paradigmas que causou e a quantidade de desafetos que criei quando me julgavam uma louca desvairada por colocar dentro de casa uma Pit Bull sem conhecer sua procedência tendo uma criança pequena no convívio com um “animal feroz”. Quanta pretensão nossa, humanos e errantes que somos, em não perceber que é só amor e nada mais. Com amor e gratidão ela nos mostrou que o monstro está em nós. Gratidão, minha filha peluda, é o que sinto hoje pelo tempo que passamos juntas, pelo eterno elo que se formou entre nós, pela enorme oportunidade que você me deu de aprender a baixar a cabeça e exercitar minha humildade, pela beleza dos dias de sol que vivemos brincando no quintal, dias lindos como esse 12/06 ensolarado que você lindamente escolheu para partir pro eterno. Gratidão imensa aos amigos que estiveram ao nosso lado (meu e de minha filha) em cuidados e atenção nesse dia. Só vocês, meus queridos, para entender o que sentimos e ofertar sua graça, força e fé até o fim. Todo o amor do mundo para vocês: Ras Ta Sandra Giana 'Ricardo Jacqueline Thamiris Denis Ariane Bella Bruna Branquinho e Marcos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário