domingo, 10 de março de 2013

A homeopatia aplicada em nossos pets

A Homeopatia cura o quê?

Volta e meia, conversando com médicos, professores, artistas engenheiros, advogados, ao saberem de minha profissão como médica veterinária e homeopata, vejo espanto, e às vezes um pouco de descrença. E a pergunta: Mas, a homeopatia trata os animais mesmo, mas como, e o quê?
E como não me canso de explicar, repito, que a Homeopatia é uma terapia vitalista, isto é, acredita que é possível estimular os mecanismos de cura a partir do próprio enfermo. Significa que o tratamento homeopático funciona quando descobrimos os medicamentos que induzem uma resposta imunológica benéfica e curativa.
O conhecimento da atividade dos medicamentos utilizados pelo homeopata, se dá pelo estudo dos mesmos, que por sua vez são criteriosamente pesquisados, através de experimentações e anotações dos sintomas que provocam o que chamamos de patogenesia. Isto foi provado por Hahnemann, que homens e mulheres sãos, experimentadores voluntários, tomam diversas dosagens de medicamentos, até surgirem sintomas, que são anotados, e devem se repetir, até formar um quadro característico do medicamento estudado. Quando um paciente, quer seja humano ou animal, apresenta sintomas semelhantes, tal medicamento é administrado. E voilà! O paciente melhora e se cura!
Muitos ainda acham que a ação da homeopatia é meramente emocional, motivada pela influencia e ilusão da cura. Eu no entanto afirmo, que desde 1986, quando iniciei o caminho pela homeopatia, vi cavalos, bois, cães, pássaros e gatos melhorarem em tratamentos únicos ou compartilhados com a Homeopatia, e eles em hipótese alguma poderiam ser influenciados psicologicamente..
Estudar Homeopatia, é um caminho árduo, de uma vida inteira, são mais de 3.000 medicamentos, e o número está aumentando, com os homeopatas contemporâneos, como Sankaran, Mangiollavori, Prafull. É um mundo maravilhoso, de conhecimento, humildade, dilatação da percepção e sensibilidade, muito, muito estudo.
O que se trata com homeopatia? Exceto as condições de emergência e as necessidades cirúrgicas, praticamente tudo pode ser tratado e/ou aliviado pela homeopatia.
Há que existir alguns requisitos para o tratamento ser proveitoso, como estudo constante por parte do homeopata, paciência por parte do proprietário do animal, compreensão que os caminhos da homeopatia são diferentes dos da alopatia, como quando ocorrem agravações, isto é aparecem sintomas mais superficializados, que não é uma piora do quadro, mas o caminho que a energia vital acha para se reequilibrar, ou exonerações necessárias para alívio de sintomas mais profundos. E também as farmácias qualificadas para manipularem medicamentos com sua plena ação.
Alguns exemplos de tratamentos, são os quadros de hiperadenocorticismo, controlados sem os medicamentos tradicionais, as alterações de comportamento, problemas urinários de repetição, infecções crônicas, alívio nos tratamentos quimioterápicos, assim como revertem condições agudas e melhoram a resposta imunológica.

Conheça o site da Dra. Leonora Veras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário