quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Maurice Sendak e seus cães

Foto: Philip Kelly

Maurice Sendak, filho de judeus refugiados da Polônia, era sensível, teve dois irmãos e uma relação especial com as crianças e os animais. Escreveu vários livros infantis, entre eles Higglety Pigglety Pop!, em homenagem a Jennie, sua saudosa terrier. Entretanto seu livro mais famoso é Onde vivem os monstros, que virou filme.
Quando criança ele viu a foto de um bebê morto na manchete de um jornal que o marcou para sempre e influenciou a forma de perceber o universo infantil.

"Eu me recuso a mentir para as crianças. E me recuso a alimentar essa baboseira sobre inocência”.

Sendak morreu em 2012 aos 83 anos. Ele vivia há 40 anos numa velha casa em Connecticut com seu cachorro, um pastor alemão chamado Herman Melville, em homenagem ao escritor de Moby Dick.


 Na sequência:
Foto de Jennie que serviu de referência para o desenho do livro
e o jovem Sendak com Jennie.
 Imagens capturadas do documentário



2 comentários:

  1. Não conheci seu trabalho mais foi um grande homem !!! agora fica a duvida e seu cãozinho ficou com quem?

    ResponderExcluir
  2. Bem, não sei. Mas assisti a seu documentário que foi feito antes dele morrer, achei ele uma pessoa muito triste, mas com grandes laços afetivos. Havia uma mulher que o ajudava, uma espécie de governanta que ele tratava como amiga e que tinha muita consideração e parecia ser recíproco. Acredito que ela deva estar cuidando dele. Quem sabe Maurice não determinou algo em seu testamento? Vou pensar assim. :)

    ResponderExcluir